13/01/2015

Semanas? Meses? Afinal, como contar o tempo de gravidez

Quem nunca engravidou só conhece o tempo de gestação através dos meses, afinal todo mundo sabe que mulher fica grávida por 9 meses! Porém, logo que você engravida aprende que não é bem assim, aliás pode até parecer bem complicado.

Primeiramente, é importante saber a data do primeiro dia da sua última menstruação! Com certeza será uma das primeiras perguntas que seu médico fará (se ainda não está grávida, passe a anotar todo mês o dia que ficou menstruada). Então, é só contar 40 semanas! Há várias calculadoras online que podem ajudar, gosto dessa do Baby Center.

Agora vem a próxima pergunta: como transformar essa conta em meses? Afinal, para a grande maioria não adianta saber quantas semanas e sim quantos meses você tem! Aí é que mora o problema... até os médicos fazem as contas de formas diferentes, alguns contam o fim da gravidez com 38 semanas, por exemplo. De qualquer forma, ele vai te dizer em cada consulta com quantos meses você está, se não disser, pergunte! Mas para quem quer saber sozinha, seguem as dicas:


  • A mais simples de todas: se você sabe a data da sua menstruação, conte a partir dela. O 'dia de aniversário' da sua gravidez será sempre esse. Por exemplo: última menstruação em 10/01, completará 9 meses em 10/10.
  • A cada 4,5 semanas você completa mais um mês. Por isso, não há dia certo para o 'aniversário da gravidez'. Ter um calendário vai ajudar! Essa tabela divulgada na net também ajuda muito (não sei a fonte, recebi pelo whatsapp).:


Hoje eu estou com 27 semanas, ou seja 7 meses de gravidez. Falta pouco!!

Tem alguma dica para compartilhar? Divida com a gente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário