09/03/2015

Você é organizada?


Eu não preciso pensar duas vezes antes de responder essa pergunta, NÃO, eu não sou organizada, infelizmente. Tenho planos de ser faz bastante tempo, adoro ler sobre o assunto, pesquiso estratégias para organizar minha casa, faço downloads ou crio listas que 'as pessoas organizadas' usam, sigo vários blogs sobre o assunto, mas na hora de colocar em prática... parece que essa hora nunca chega.

Um dos meus principais objetivos é ser organizada em todos os aspectos da minha vida. Com a chegada da maternidade esse plano se torna ainda mais indispensável. Tenho certeza que essa mudança vai facilitar a minha rotina de mãe que trabalha, estuda e não abre mão das horas de lazer. Na verdade, até a criação do blog tem a ver com esse desejo, afinal não é por acaso que CASA faz parte de seu título.



Para mim a organização da casa tem que ser funcional, cada coisa precisa ter o seu lugar e para que isso aconteça é preciso ter tempo, planejamento e dinheiro. O milagre não vai acontecer de uma hora para outra, é preciso esforço e paciência, é preciso ser realista. Por exemplo, não adianta querer que meu quarto fique organizado da forma que desejo porque eu não tenho móveis que permitam essa organização. Preciso mandar fazer móveis planejados, trocar a cama para um box baú e criar espaços para guardar livros, um canto de estudos e outro de maquiagem. Tudo isso não demanda apenas uma arrumação, mas um grande investimento.

Meu Plano de Organização 

Pelos motivos acima, resolvi criar um plano possível de ser colocado em prática, iniciando pelos cômodos que já foram reformados e estão com os móveis definitivos:

  • Quarto de Theo - vai ser o mais fácil de organizar, porque tudo é novo. O quarto foi esvaziado (o que causou uma bagunça no resto da casa) e tudo o que entrar lá depois da reforma vai ter seu lugar específico. Também tenho o plano de nunca comprar mais do que posso guardar por lá, brinquedos por exemplo. 
  • Sala - vou organizar as duas gavetas grandes do rack para guardar coisas específicas e não ser apenas um depósito de tralhas que não sabemos onde guardar. Além disso, ele tem um espaço aberto onde posso colocar caixas/cestas organizadoras.
  • Banheiro - não há muito o que ser organizado no banheiro, já que o espaço é pequeno. O plano é manter as duas gavetas do armário funcionais e arrumadas. 

Já os cômodos abaixo demandam mais planejamento, inclusive financeiro. Por isso, não vou esperar que fiquem perfeitos agora, farei o que for possível para ficar menos bagunçado.

  • O quarto do casal - é o local mais difícil de ser organizado. Esse era o quarto da bagunça até começarmos a preparar o quarto do bebê. Saímos do quarto em que estávamos porque ele era menor, mas sua disposição acomodava bem nossos móveis. O quarto atual é maior, mas é estreito e comprido, nossos móveis ficam super apertados e pior, as duas estantes do quarto da bagunça com meus livros e a antiga mesa do computador que acomoda minhas maquiagens e acessórios vão ter que continuar por lá até que mandemos fazer os móveis planejados (provavelmente, só no final desse ano). Nada de beleza por lá!
  • A cozinha e área de serviço - A cozinha já tem os armários, mas queremos modificar alguns detalhes  e também reformar a pequena área de serviço para cada coisa tenha seu lugar. Como vai precisar de obra, também não será feito agora, na verdade é o último da lista.
  • A varanda - na verdade, ela é organizada, até porque é pequena e não tem quase nada por lá, só uma mesa com duas cadeiras. mas queremos criar um espaço para guardar ferramentas, que atualmente ficam na área de serviço. Outros detalhes de decoração também fazem parte dos planos. É o primeiro item da lista, até porque é o mais simples de realizar. 

Bem, o principal agora é colocar em prática, sair da fase de planejamento. As metas acima são voltadas mais para o aspecto físico da coisa, ainda há o aspecto pessoal que são os hábitos que criamos e que vamos colocar em prática para manter o que já foi organizado. Mas isso já fica para outro post porque esse já está grande demais! 

Meu progresso rumo a organização vai ser sempre postado por aqui e no instagram (@casa_familia_e_cia), espero que mais pessoas se animem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário